Cabo de guerra eletrostático

 A atividade experimental, como o nome sugere, consiste em uma competição de cabo de guerra, só que ao invés de usarmos cordas usaremos a carga elétrica. Para a realização do experimento precisaremos dos seguintes materiais:

- uma bexiga;

- uma latinha de refrigerante vazia.


    As bexigas foram enchidas com ar, uma marcação com fita é utilizada para demarcar o meio do “campo”, e a lata vazia é posicionada ao centro do campo, deitada, de maneira que sua movimentação estivesse livre. As bexigas cheias são esfregadas na roupa, em flanelas ou até mesmo no cabelo, para que fossem eletrizadas negativamente.

    Esse processo se dá pelo fenômeno de eletrização por atrito entre o cabelo humano (ou pele humana) e a bexiga de látex, causando uma transferência de cargas negativas para a bexiga. Com isso, é criado um cenário de desequilíbrio de prótons e elétrons. Esse desequilíbrio elétrico impacta no surgimento de uma força de atração ou repulsão a outros materiais, denominada força colombiana ou força elétrica. Essa força é responsável pela atração da latinha na direção da bexiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandezas físicas

Entrevista ex aluno